O Oráculo do Destino

O Oráculo do Destino pode ser definido como um sistema de quinta força para os 20 Selos Solares estabelecido no Encantamento do Sonho. O oráculo interliga os 260 kins através de pares análogos, antípodas, ocultos e guias.

O sistema de conexão do Oráculo abre a nós um leque de possibilidades, a partir dele podemos interpretar um kin de maneira filosófica e cosmológica, ou também analisá-lo sistemática e numericamente.

Padrão de um Oráculo do Destino. O kin principal (ou Destino) no centro, e os demais ao redor.

O Oráculo é uma das principais ferramentas a serem estudadas quando se inicia no estudo da Lei do Tempo, pois revela padrões ocultos e mais complexos dentro da matemática 13:20. Quanto mais estuda a Lei do Tempo, mais poderá perceber uma nova camada de complexidade em códigos que, até então, você já dominava.

O Oráculo do Destino ajuda-nos a perceber a natureza fractal, cíclica e radial nos kins. Através dele podemos perceber que um kin contém dentro de si todos os outros 259 kins, uma alegoria ao fato de que, em nossa vida, todos os eventos estão interconectados por fatores pontuais. Nada está isolado.

O Oráculo utiliza das relações numéricas do número 20 para “desabrochar”, a partir de um kin, um espectro de quatro cores em um único dia: as já conhecidas cores vermelho, branco, azul e amarelo.

As quatro cores combinadas estabelecem três grupos fundamentais de relações: antípodas, análogos e ocultos. Vermelho e azul, e branco e amarelo formam os dois grupos de relações antípodas; vermelho e branco, azul e amarelo formam os dois grupos de relações análogas; e vermelho e amarelo, e branco e azul formam os dois pares de relações ocultas.

José Argüelles, O Chamado de Pacal Votan (1996), pgs. 65 e 66

Portanto, um kin, que sempre terá uma cor padrão de acordo com o seu selo, será desabrochado a fim de que se revele seus pares energéticos presentes em outras cores. Esses pares energéticos fornecem fatores de equilíbrio, complementariedade, ou simplesmente um caminho para que se formem conexões com quaisquer outros dias.

Regras básicas do Oráculo

Em essência, um Oráculo do Destino é formado por 5 Kins, que são:

  1. Kin Destino, a unidade principal.
  2. Kin Análogo, ou poder de apoio.
  3. Kin Antípoda, ou poder do desafio.
  4. Kin Oculto, ou poder inconsciente.
  5. Kin Guia, ou o poder do eu superior (o único que é sempre da mesma cor que o Kin Destino).

Como já sabemos, todo Kin é formado por um Selo e um Tom, e no Oráculo isso não é diferente: os tons dos Kins Análogo, Antípoda e Guia são sempre iguais ao tom do Kin Destino (central).

O único Kin no Oráculo que possui um tom diferente dos demais é o Kin Oculto, que está sempre num tom “espelhado”. O tom do Kin Oculto pode ser calculado tomando o número ’14’ e subtraindo-o pelo número do do tom do Kin Destino. Por exemplo, o tom oculto do Tom 13 (Cósmico, final de uma Onda Encantada) será sempre o Tom 1 (Magnético, início de uma Onda Encantada), e vice-versa.

Isso porque (14 – 1 = 13) e (14 – 13 = 1).

Observe que, por conta dessa fórmula, o tom oculto do Tom 7 (Ressonante) será sempre o próprio Tom 7, pois (14 – 7 = 7). Portanto, os kins de Tom Ressonante são os únicos que possuem um Oráculo com todos os kins do mesmo tom, reforçando a simbologia “central” envolvendo o número 7.

Outra regra, dessa vez envolvendo os selos, é que os kins análogo, antípoda e oculto estão sempre em andando em pares. Por exemplo, se analisarmos o Oráculo de um Kin Mão Azul, sempre encontraremos o Mago Branco como kin oculto; e se analisarmos o Oráculo de um Kin Mago Branco, sempre encontraremos a Mão Azul como kin oculto.

Da mesma forma, o kin análogo da Mão Azul será sempre o Humano Amarelo, e vice-versa; o antípoda da Mão Azul será sempre a Terra Vermelha, e vice-versa.

Apenas o Kin Guia varia para cada oráculo, exigindo um cálculo de acordo com o Tom para ser descoberto.

O Kin Análogo

Esta é a energia que anda junto e dá apoio, uma energia familiar ao kin destino. O kin destino normalmente já encontra muito do potencial de seu kin análogo dentro de si.

O kin análogo é como um melhor amigo prestes a estender a mão a qualquer obstáculo ou dificuldade. O kin destino reconhece muito bem seu kin análogo, e este o reconhece da mesma forma.

Na tabela abaixo você encontra os vinte selos solares, cada um lado a lado com seu par análogo. Repare como a soma dos pares análogos sempre resulta no número 19. (No caso do selo do Sol, seu número também pode ser considerado como 0.)


20. Sol

19. Tormenta

1. Dragão

18. Espelho

2. Vento

17. Terra

3. Noite

16. Guerreiro

4. Semente

15. Águia

5. Serpente

14. Mago

6. Enlaçador

13. Caminhante

7. Mão

12. Humano

8. Estrela

11. Macaco

9. Lua

10. Cachorro

O Kin Antípoda

O Kin Antípoda representa a energia diretamente contrária à do kin destino no círculo dos vinte selos. Sua energia tem um papel muito importante de equilíbrio, polaridade e espelhamento.

É o amigo polar, pode trazer muitas dificuldades e desafios repletos de oportunidades de crescimento. É, provavelmente, a energia mais difícil para o kin destino se conectar, pois é a que está mais distante no Tzolkin. Um kin sempre está a exatamente 130 kins (metade de 260) de distância de seu antípoda, ou seja, o mais distante possível na matriz, tanto ao avançar quanto ao retroceder.

Na tabela abaixo você encontra os vinte selos solares, cada um lado a lado com seu par antípoda. Repare como os números de cada selo sempre estão a 10 números (metade de 20) de distância um do outro.


1. Dragão

11. Macaco

2. Vento

12. Humano

3. Noite

13. Caminhante

4. Semente

14. Mago

5. Serpente

15. Águia

6. Enlaçador

16. Guerreiro

7. Mão

17. Terra

8. Estrela

18. Espelho

9. Lua

19. Tormenta

10. Cachorro

20. Sol

O Kin Oculto

Potencial inconsciente, mas necessário para a manifestação plena da energia principal do kin destino. Sabedoria inata, poder secundário e involuntário, fator inesperado.

O kin oculto age como um fator de ascensão espiral. Assim como os pares de tom oculto sempre somam 14 (número de Tons + 1) e os pares de selos ocultos sempre somam 21 (número de Selos + 1), o número do kin Oculto somado ao número do kin Destino sempre somam 261 (número de Kins + 1).

Na tabela abaixo você encontra os vinte selos solares, cada um lado a lado com seu par oculto. Repare como a soma dos pares ocultos sempre resulta no número 21.


1. Dragão

20. Sol

2. Vento

19. Tormenta

3. Noite

18. Espelho

4. Semente

17. Terra

5. Serpente

16. Guerreiro

6. Enlaçador

15. Águia

7. Mão

14. Mago

8. Estrela

13. Caminhante

9. Lua

12. Humano

10. Cachorro

11. Macaco

O Kin Guia

Energia de inspiração que norteia e traz ensinamentos e proteção; indica potenciais. O kin guia conecta o kin destino a uma complexa teia de ciclos do Castelo de 52 dias.

Ao contrário das demais tabelas, o kin Guia só pode ser calculado a partir do Tom do kin destino. Tomando a visualização dos selos como uma engrenagem (e não como uma linha reta), onde toda vez que o número chega a 20 ele retorna, em seguida, ao 1, siga a tabela abaixo e some o número do selo do Kin Destino com o valor indicado, de acordo com o seu Tom.


1, 6 ou 11
Mesmo que o Kin Destino

2, 7 ou 12
12 selos à frente

3, 8 ou 13
4 selos à frente

4 ou 9
16 selos à frente

5 ou 10
8 selos à frente

Exemplo: se o kin que você está calculando é o Mago Solar Branco (selo 14, tom 9), ele se enquadra na regra de “16 selos à frente”. Somando 14 referente ao selo + 16 referente à regra, resultamos = 30. Quando o resultado passa de 30, subtraímos 20 (referente ao número total de selos) e chegamos ao número 10, número do selo do Cachorro Branco. O kin guia do Mago Solar Branco, é, portanto, o Cachorro Solar Branco.

Se o kin que você está calculando é do tom Magnético, Rítmico ou Espectral, o kin guia é o mesmo do kin destino. Nesses casos, adiciona-se a frase “sou guiado pelo meu próprio poder duplicado” à afirmação galáctica do kin.

Instruções de Leitura

Instruções abaixo extraídas do livro Encantamento do Sonho, por José Argüelles

1. Leitura do destino da vida: refere-se a uma colocação e a uma leitura baseada na assinatura galáctica ou umbral galáctico para determinar as qualidades do seu destino, do de outras pessoas ou de um evento.

2. Leitura diária: refere-se a uma colocação baseada no kin diário do giro galáctico para determinar as qualidade de qualquer dia. É o mesmo procedimento que o da leitura do destino da vida. Pode-se fazer uma uma leitura do oráculo para cada dia. Conforme você se torna mais treinado, poderá também determinar e fazer leituras para o par oculto e para o kin antípoda de cada dia.

3. Leitura ao acaso: refere-se a uma colocação baseada na escolha de um selo ao acaso para responder a uma pergunta. Neste tipo de leitura, a ficha solar [Selo Solar] retirada é colocada na posição do kin do destino, com as fichas solares correspondentes ao análogo, ao antípoda e ao oculto. Não há um kin-guia, mas a qualidade da cor que corresponde à família da cor da raça-raiz deve ser considerada como um fator importante na leitura: o vermelho, poder de iniciar; o branco, poder de refinar; o azul, poder de transformar; e o amarelo, poder de amadurecer

Para a interpretação e uso do oráculo do Encantamento do Sonho, recorde o seguinte:

Antípoda: se opõe e desafia para fortalecer a memória da gênese.
Análogos: vão juntos e dão apoio.
Ocultos: representam fatores inesperados e escondidos.
Guias: representam o resultado fortalecido pela dominação cromática de uma cor.
Tons Galácticos: determinam os guias e colocam você numa das 20 ondas encantadas.