O Tzolkin

Neste artigo, você aprenderá o que é o Tzolkin (a contagem sagrada dos Maias) e também entenderá um pouco a respeito dos Selos Solares e dos Tons Lunares.

Você, nesse ponto, já deve ter entendido como funcionam os ciclos básicos do tempo no Calendário de 13 Luas. Temos 13 meses (chamados de luas) e 52 semanas (heptais) perfeitas durante um ano.

Esse ciclo de 28 dias torna extremamente fácil calcular qualquer data no futuro, pois os dias da semana sempre cairão no mesmo dia do mês, e cada mês possui o mesmo número de dias.

Além desses elementos, no Calendário possuímos uma matriz de 260 dias, o Tzolkin, que é o reflexo perfeito do tempo na quarta dimensão.

O que é o Tzolkin?

O Tzolkin (ou Módulo Harmônico) é um calendário sagrado representado numa matriz de 260 elementos que foi concebido pelos antigos Maias. Especula-se que eles tenham usado essa contagem para controlar períodos de gestação, o ciclo agricultural de milho e, principalmente, os ciclos astrológicos do Sol.

Esse nome, Tzolkin, não é a nomenclatura original dada pelos maias, mas sim um nome inventado por estudiosos baseado em alguns significados: divisão dos dias ou contagem sagrada dos dias.

Ele apresenta um padrão cíclico de 13 números e 20 glifos que se repetem em sequência por 260 dias. A frequência 13:20 é uma constante universal do tempo e provém do Tzolkin.

Veja abaixo a representação da matriz do Tzolkin.

O Tzolkin

Essa matriz é lida de cima para baixo, da esquerda para a direita, na ordem numérica ilustrada.

Começando na célula superior-esquerda, encontramos a primeira unidade do Tzolkin, o Kin Dragão Magnético Vermelho. Observe abaixo as cinco primeiras unidades da matriz:

Kin001Kin002 Kin003 Kin004 Kin005

Essas unidades são chamadas de Kins. Cada um de nós carrega um Kin específico de acordo com a nossa data de nascimento e a sua posição no Tzolkin.

Esse Kin nos caracteriza com uma energia única, que carregamos desde o dia em que nascemos até a eternidade.

O que são Kins?

Um Kin é a medida de uma unidade no Tzolkin. Ele é um fractal e pode representar uma pessoa, um dia, um ano, uma era…

Cada dia do Calendário também é representado pela combinação de um Selo Solar com um Tom Lunar, formando um Kin (que também pode ser chamado de Assinatura Galáctica). Esse elemento carrega energias universais e passa mensagens muito interessantes para se refletir por alguns minutos todos os dias.

O selo (representado com um desenho) representa uma qualidade solar da energia daquele dia específico, e o tom galáctico (representado por um número em maia acima do selo) introduz a forma como essa energia será manifestada.

Seus nomes sempre são compostos de “NOME DO SELO” + “NOME DO TOM” + “COR DO SELO”. Por exemplo:

Kin149Lua Rítmica Vermelha

 

Kin074Mago Solar Branco

 

Kin095Águia Autoexistente Azul

 

Kin036Humano Planetário Amarelo

 

Na matriz do Tzolkin, você pode observar os Selos como sendo os desenhos e os Tons sendo os números em maia (pontinhos e traços). Cada Selo pode ser combinado com cada tom, formando 260 combinações diferentes (representadas no Tzolkin), cada uma com seu próprio significado.

Os Kins podem te oferecer um guia para entender melhor o universo e os seus acontecimentos. Passando a meditar sobre eles diariamente, você começa a notar os padrões da sua realidade.

Os 20 Selos Solares »
Os 13 Tons Lunares »
Qual é o meu Kin?

  • Esse conteúdo foi útil?
  • Sim   Não