Os 13 Tons Lunares

Neste artigo, entenderemos um pouco sobre os conceitos da numerologia Maia e falaremos sobre os 13 Tons Lunares, seus significados e interpretações.

O conhecimento do calendário maia faz parte de um sistema matemático, numerológico, geométrico, astrológico, psicológico e poético. Ao unificar matemática e poesia, as relações energéticas entre as coisas começam a ser compreendidas.

Uma das bases desse conhecimento é que nada está sozinho, nada é por acaso, as coisas expressam exatamente o que são.

Quando entendemos a realidade como numerologia, acabamos conhecendo muito sobre psicologia e poesia. Os números são energias, e energias têm movimento. Portanto, os números e energias não são estáticos, estão em movimento constante, produzindo relações com os demais ao redor.

Por isso a linguagem numerológica é poética, pois nada é estático. As suas descrições e significados também devem ser poéticas porque tudo é sempre dinâmico.

Por exemplo, na perspectiva do número 0, o 4 é o quarto número à frente, mas se olharmos da perspectiva do número 2, o número 4 é o segundo à frente. Ou seja, “o número 4 nunca é apenas número 4“, mas ele funciona como “número 4” no momento, pois está contrastando com outros números ao redor.

Ao estudar o significado de cada número, é possível tirar deduções lógicas e prever comportamentos. Veremos que os maias propõem possibilidades que abrem as portas do estudo racional, matemático e poético de todas as coisas, criando um significado e uma interpretação para cada número envolvido.

As 13 articulações do corpo

Sendo um instrumento extremamente harmonioso, o Calendário de 13 Luas e seus ciclos numéricos representam a perfeição divina. Os maias acreditavam que certos números são sagrados e carregam energias dentro de si.

O número 13 era um deles, e não é atoa que ele é o protagonista de muitos ciclos e muitas combinações matemáticas envolvidas nos sistemas do Calendário.

Assim como os 13 Tons Lunares dão movimento e forma aos Selos, possuímos em nosso corpo 13 articulações principais que dão movimento ao nosso corpo físico. Cada uma delas é simbolizada por um Tom, e é altamente recomendado focalizar nesses pontos do corpo em suas meditações diárias. Confira abaixo:

13 Tons e 13 articulações do corpo - Tzolkin

Os 13 Tons

As qualidades representadas por cada um dos 13 tons são independentes e complementares. Cada tom tem a sua função, portanto nenhum pode ser excluído, senão o circuito é rompido e a energia não regenera, não completa seu ciclo.

Os Tons expressam níveis de interação, absorvem as energias vindas dos Selos e manifestam elas de treze maneiras diferentes, dependendo do seu poder, ação e essência. Representam também o desenvolvimento de um processo humano dividido em 13 níveis.

Para representar os Tons, utiliza-se o sistema de numeração maia, em pontos e barras, onde cada ponto equivale a uma unidade e cada barra equivale a cinco unidades. Coloca-se sempre as barras abaixo dos pontos, como se fossem níveis.

Sabendo disso, podemos começar a estudar o significado de cada Tom Lunar. Confira na tabela abaixo cada um deles, junto de sua representação numérica, poder, ação e essência.

Você pode clicar em cada imagem para ler uma descrição mais detalhada sobre cada um deles.

TomCaracterísticas
Magnético01. MagnéticoUnifica, atrai, propósito
Lunar02. Lunar

Polariza, estabiliza, desafio

Elétrico03. Elétrico

Ativa, vincula, serviço

Autoexistente04. Autoexistente

Define, mede ,forma

Harmônico05. Harmônico

Potencializa, comanda, radiação

Rítmico06. Rítmico

Organiza, equilibra, igualdade

Ressonante07. Ressonante

Canaliza, inspira, harmonização

Galáctico08. Galáctico

Harmoniza, modela, integridade

Solar09. Solar

Pulsa, realiza, intenção

Planetário10. Planetário

Aperfeiçoa, produz, manifestação

Espectral11. Espectral

Dissolve, liberta, liberação

Cristal12. Cristal

Dedica, universaliza, cooperação

Cósmico13. Cósmico

Persevera, transcende, presença

Os 20 Selos Solares »
Qual é o meu Kin?

  • Esse conteúdo foi útil?
  • Sim   Não