Os Ciclos do Tempo

O Calendário de 13 Luas possui uma série de pequenos ciclos dentro de sua simetria. Esses ciclos pequenos estão presentes dentro de ciclos maiores, que fazem parte de ciclos ainda maiores, e assim por diante.

Podemos estudar e compreender ciclos de 4 dias baseados nas quatro direções, ciclos de 5 dias baseados em cromáticas, ciclos de 7 dias que trabalham entre o mundo espiritual e o físico, ciclos de 13 dias baseados na total expressão do espírito, ciclos de 20 dias baseados no uso da expressão do corpo, ciclos de 52 dias que refletem nossa conexão com as Plêiades e ciclos de 65 dias baseados nas quatro estações do Tzolkin.

Sabendo que o tempo do universo é esférico e infinito, podemos usar esses diferentes ciclos em várias frações de tempo sem que a simetria se perca. Lembre-se que todas as possibilidades dentro de cada ciclo estão trabalhando simultaneamente, usando todos os ciclos ao mesmo tempo.

Quando estiver usando o Calendário, verá que a combinação de todos esses ciclos menores desempenham um papel importante. Perceberá que eles influenciam sutilmente, mesmo que em pequenas escalas.

Harmônicas, ciclo de 4 dias

harmonicas

Esse é o menor ciclo dentro das combinações presentes no Calendário. É representado pelo padrão de quatro cores e quatro direções, que se repetem várias vezes nos outros ciclos. As cores são: vermelha (inicia, direção Leste), branco (refina, direção Norte), azul (transforma, direção Oeste), amarelo (amadurece, direção Sul).

Esse padrão pode ser visto, por exemplo, nos quatro heptais de cada lua, que são representados cada um por uma cor. Eles também dividem os 20 selos solares para criar os conjuntos de 5 células do tempo (próximo ciclo).

Essas quatro direções circulam sem parar, construindo-se uma sobre a outra, usando o ciclo anterior completo como fundamento para o próximo ciclo. Estas direções se mantém com a força vital e intenção, sendo a energia iniciadora por trás de nossas criações.

Cromáticas, ciclo de 5 dias

cromaticas

Sequências de cinco dias que iniciam e terminam com a mesma cor. Quando trabalhamos com o poder do número 5, manipulamos uma energia ascendente e harmonizadora criada pelo uso dos grupos de 5 sóis.

Quando tocamos uma nota em uma guitarra, as oitavas mais altas vibram. O ciclo de 5 é nosso portal harmônico para a próxima oitava, ou degrau evolucionário na ordem ascendente dos sóis.

Heptal, o ciclo de 7 dias

ciclos-basicos-heptal

Padrão de medida. Existem quatro ciclos de 7 dias por lua (7 x 4 = 28). Cada dia é codificado por um dos sete Plasmas Radiais.

O número 7 tem uma qualidade esotérica que tanto leva a definir o que é importante como parece ser uma energia central ligada ao Tzolkin. O 7 é o centro do pulsar sagrado de 13.

Se você contar um período de 20 dias no Tzolkin, o sétimo período de 20 dias é também a coluna central da matriz sagrada. Estes são os dias núcleo do calendário sagrado.

O número 7 é também o dia central de cada pulsar luminoso, nossos 7 chakras, o centro do nosso corpo e nossa conexão com as Plêiades, as 7 irmãs.

Os 7 Plasmas Radiais

Onda Encantada, ciclo de 13 dias

onda-encantada

Outro padrão fractal de medida. Uma Onda Encantada pode ser formada por 13 dias, 13 semanas, 13 luas, 13 anos etc.

Para mais informações sobre a Onda Encantada, clique no botão abaixo.

Onda Encantada »

Vinais e Selos Solares, ciclos de 20 dias

vinal

Os vinais são sequências de 20 dias que são sempre codificadas pelo Selo Solar que codifica o ano, criando um ciclo anual de meditações solares. Os ciclos de 20 dias codificados pelos Selos Solares são os períodos que vão do Dragão (primeiro selo) até o Sol (último selo).

O ciclo de 20 dias representa um ciclo evolucionário completo do corpo, já que temos 20 dedos e 20 códigos em nosso DNA. Dos 20 sóis recebemos nossos nomes solares. O número 20 combinado com o espírito do 13 realiza a descrição matemática do Criador, os 260 dias sagrados do Tzolkin.

selos solares

É um ciclo poderoso para trabalhar dentro da criação e manifestação do nosso mundo físico. Decida o que você precisa e deseja,  escreva num papel e preste atenção a cada 20 dias que passam (cada um com uma influência). Observe a produção criativa enquanto realiza a meta.

Luas, ciclos de 28 dias

ciclos-basicos-lua

Também um padrão harmônico. Descreve o período de um ciclo da órbita da Lua ao redor da Terra. Existem 13 luas por ano, totalizando 364 dias, mais o Dia Fora do Tempo que completa os 365 dias.

Castelos, ciclos de 52 dias

Cada Castelo é composto por quatro Ondas Encantadas, uma de cada cor (respeitando a ordem de cores do primeiro ciclo de 4 dias). Ou seja, Castelos são um ciclo de 4 x 13 dias, totalizando 52. Eles podem ser usados para mapear períodos de 52 dias e 52 anos.

castelo

Tanto na tradição Maia como na de alguns outros indígenas, quando uma pessoa atinge os 52 anos de idade ela torna-se um ancião, adquirindo uma sabedoria especial. Isso está relacionado com a sincronização do seu calendário terrestre (o Haab) e o calendário sagrado (o Tzolkin).

Quando os 365 dias do Haab circulam 52 vezes (ou seja, 52 anos solares), o dia coincidirá exatamente com o dia que começou no Tzolkin. Isso significa que quando uma pessoa nasce, ela precisa de 52 anos para vivenciar, fisicamente, todas as frequências do Tzolkin e do Haab combinadas.

Quando completamos 52 anos, experimentamos todas as frequências emanadas do núcleo galáctico, as Plêiades integradas à Terra. Nosso aniversário de 52 anos é representado pelo nosso Kin, essa é a única vez em que o seu Kin coincidirá com a sua data de nascimento novamente (a não ser daqui mais 52 anos, e assim por diante).

Isso significa que ao completarmos 52 já vivenciamos todas as possibilidades de combinações do Tzolkin.

Estações Galácticas, ciclos de 65 dias

Existem quatro ciclos de 65 dias num giro de 260 dias do Tzolkin. Esses ciclos são codificados por cada um dos Selos da Família Polar no tom Elétrico (Serpente Vermelha, Cachorro Branco, Águia Azul, Sol Amarelo, todos no tom 3).

estacoes-galacticas

Esses ciclos também são chamados de espectros, cada um deles está baseado em uma direção. A primeira estação (seguindo a lógica dos ciclos de 4 dias) é da cor vermelha e e inicia, a segunda é branca e refina, e assim por diante.

Giro do Tzolkin, ciclos de 260 dias

260-spin-tzolkin

Medidor do tempo da quarta dimensão. É a já conhecida matriz sagrada do Tzolkin, de 20 linhas e 13 colunas, que codifica a frequência temporal 13:20. Saiba mais sobre o Tzolkin.

Anel (um ano), ciclo de 365 dias

orbita-ano

Um ano no Calendário de 13 Luas pode também ser chamado de Anel Solar. Ele é controlado perfeita e harmonicamente pelo padrão de 13 luas com 28 dias mais o Dia Fora do Tempo.

  • Esse conteúdo foi útil?
  • Sim   Não